segunda-feira, 27 de outubro de 2014

A Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)






A Blefaroplastia é a cirurgia que visa à correção do aspecto estético-funcional da pálpebra, tanto inferior, quanto superior. Consiste, basicamente, na ressecção do excesso de bolsas gordurosas superiores e inferiores, bem como da correta ressecção do excesso de pele.

É uma cirurgia muito realizada atualmente, mas que, apesar de sua aparente simplicidade, requer amplo conhecimento estético-funcional da região órbito-palpebral, habilitação e destreza cirúrgicas, além de muita concentração em todas as etapas de execução.Geralmente, a anestesia local, associada à sedação, são suficientes. 

É procedimento ambulatorial. O paciente sai da sala de cirurgia acordado e permanece, aproximadamente, 2 h na sala de recuperação, sob observação. Após a avaliação do cirurgião, recebe alta hospitalar. As orientações de pós-operatório são fornecidas por escrito.

Na blefaroplastia inferior, utilizamos técnicas baseadas em conceitos modernos da inervação do músculo da pálpebra inferior. Atualmente, sabe-se que esta inervação ocorre de maneira perpendicular ao músculo. Assim, realizamos uma técnica que visa ao tratamento das bolsas gordurosas inferiores através de acesso da conjuntiva ocular e tratamento do excesso de pele por meio da ressecção de um pequeno retalho. Desta maneira, mantém-se a perfeita integridade do músculo palpebral, já que sua inervação não é atingida.  Associamos a cantopexia inferior, que é a fixação do esqueleto palpebral na parte óssea lateral à órbita, em casos de flacidez palpebral moderada.

Na blefaroplastia superior, resseca-se o excesso cutâneo e, após, retira-se o excesso de bolsas gordurosas superiores. Estes procedimentos ocasionam um grande rejuvenescimento e satisfação pessoal.

            O paciente é orientado a realizar compressas de gaze esterilizada com soro fisiológico gelado sobre as pálpebras por 48- 72 h com o objetivo da regressão mais rápida do edema (inchaço) local. A dor apresentada é leve e é completamente controlada com analgésicos comuns. O edema e a equimose costumam regredir já com 2 semanas de cirurgia.O paciente deve ser instruído sobre os cuidados pós-operatórios, devendo comunicar-se com o cirurgião, caso ocorra qualquer dúvida.A retirada dos pontos ocorre, em média, a partir do quinto dia de cirurgia, sendo usualmente retirados todos de uma só vez.

O edema (inchaço) das pálpebras varia muito de paciente para paciente. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles em que existe maior "inchaço" das pálpebras. O uso de óculos escuros é mandatório nesta fase, assim como a utilização de compressas frias . 

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente imperceptíveis nos sulcos da pele. Na pálpebra superior, a cicatriz localiza-se no sulco palpebral e, na inferior, logo abaixo dos cílios. 

Não. Apenas as estruturas palpebrais, como as bolsas gordurosas e o excesso cutâneo, são abordados. Estas estruturas estão na região pré-orbitária (antes do olho) e não existe risco do mesmo ser atingido, quando realizado por cirurgião plástico habilitado.

Mas, lembre-se:

Não banalize nenhum procedimento por mais simples que possa parecer, procurar sempre um especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e, não acreditar em soluções “baratas” ou “milagrosas”.

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Drª Rita Sotelo – Cirurgiã Plástica
Lajeado 3748-3761 – 9390 6163
Teutônia Languiru 3762 1113
Teutônia Canabarro 3762 8461

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e após, publicados