quinta-feira, 13 de junho de 2013

Segurança em Cirurgia Plástica

O culto ao belo a qualquer custo, imposto pela sociedade moderna, é um dos fatores determinantes que impulsionam a maioria das pessoas a procurar a cirurgia plástica. No entanto, alguns aspectos como o histórico da carreira do cirurgião plástico e os locais em que ele realiza as cirurgias, não são analisados de forma criteriosa por muitos pacientes.
Essa falta de critérios pode ser decisiva no que diz respeito aosriscos que algumas vidas podem correr, ao confiarem emmédicos com formação e práticas duvidosas. Como por exemplo, fazer cursos aos finais de semana ou à distância, que lhe garantam título de cirurgiões em poucas horas. 
Segundo a SBCP, a formação do especialista é composta de seis anos de faculdade de Medicina, Três anos de residência em Cirurgia Geral e três anos em Cirurgia Plástica, sendo que a revalidação deste título deve ser feita a cada cinco anos.
Desde 2003, está prevista na resolução nº 1711 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a obrigatoriedade do exercício da cirurgia plástica apenas por especialistas.
A relevância destes dados é de tamanha importância, que de acordo com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), 97% dos médicos que respondem por processos éticos no órgão, estão relacionados à cirurgia plástica sem o título de especialista na área.
Ao decidir realizar uma cirurgia plástica, pesquise o histórico do cirurgião plástico, consulte seu cadastro junto a SBCP e se ele realiza procedimentos apenas em hospitais. Para validar ainda mais a sua pesquisa, procure pedir informações para pessoas sensatas que já operaram com este profissional. Iniciativas como essas podem influenciar no sucesso ou fracasso de sua cirurgia.
Fonte SBCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e após, publicados