“Quando falamos em segurança na realização de uma cirurgia, o fundamental é que todo o paciente, seja de cirurgia estética ou não, tenha consciência de que só se deve submeter a um procedimento operatório, por mais simples que seja, quando houver a perfeita compreensão da relação risco-benefício”, defende a cirurgiã plástica Dra Rita Sotelo.
Outra dúvida muito comum em relação à cirurgia plástica é se o melhor é fazer o procedimento numa clínica ou num hospital. Na verdade, “o local onde o cirurgião plástico decide fazer a cirurgia depende do tipo de procedimento a ser realizado e do estado de saúde do paciente”, explica a cirurgiã, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
“Costumo atender pacientes que preferem ser operados em clínicas, pois pelo tamanho e índice de complexidade dos pacientes que os hospitais recebem, eles consideram o ambiente mais propício a oferecer riscos virais e bacterianos, que podem evoluir e facilitar uma infecção. O pensamento destas pessoas é o de que quanto menor o ambiente, como o de uma clínica, mais fácil é o controle sobre as infecções, e com toda a segurança e infra-estrutura hospitalar, às vezes até maior que grandes centros,diz a cirurgiã Dra Rita Sotelo.
Do ponto de vista da legislação, imposta pelo Ministério da Saúde e fiscalizado pelos Conselhos de Medicina e pela Vigilância Sanitária, as clínicas de cirurgia plásticas que seguem a legislação, estão habilitados para executar o procedimento operatório e também para prestar o pronto-atendimento de urgência no caso de complicações.
“O médico tem também o dever de ser ético e explicar ao paciente todos os riscos e os instrumentos de que ele dispõe para contorná-los. Nessa hora, fidelidade é essencial na relação médico-paciente”, diz Dra Rita Sotelo.
A seguir, a cirurgiã Rita Sotelo enumera outras medidas que podem proporcionar mais segurança à realização da cirurgia plástica:
1)Procurar um médico com título de especialista em cirurgia plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. O sucesso da cirurgia plástica envolve a escolha de um profissional gabaritado pelo paciente. Segundo dados do Cremers, cerca de 97% dos médicos que respondem a processos ético-profissionais relacionados a cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuem título de especialista na área;
2) Não acreditar em falsa publicidade médica. Esta prática abrange a divulgação de técnicas não reconhecidas, de procedimentos sem comprovação científica e a mercantilização do ato médico (anúncios em quiosques de shoppings, promoções onde o “prêmio” é uma cirurgia plástica, consórcios e crediários para realização de cirurgias plásticas);
3) Certificar-se que o local escolhido para a cirurgia, cumpre todas as exigências legais para funcionamento .
Em sua abordagem a Dra Rita destaca;
“A Clinica Sotelo surgiu há pouco mais de cinco anos, e podemos destacar que neste período o número de cirurgia e, em vista da complexidade das mesmas, não houve nenhuma intercorrência ou caso infeccioso. Neste caso específico da segurança, há que se destacar a equipe que compõem o quadro de profissionais da clínica Sotelo”. Destaca a Dra Rita.
.
O idealizador dessa idéia, Dr. Nelson Sotelo possui credenciais que permitem falar sobre esse tema. Formado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Especialização em Cirurgia Geral e pós-graduado em Medicina Estética pela International Association of Asthetic Medicine.
A Dra Rita Rita Sotelo, que integra os quadros da equipe cirúrgica da clínica, é profissional jovem das mais gabaritadas. Especializada em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre-RS, bem como em Cirurgia Plástica no Rio de Janeiro, pela UFF- Universidade Federal Fluminense e também atuou na equipe do cirurgião plástico Dr Ronaldo Pontes, graduando-se membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica(SBCP).
A Dr. Rita Sotelo retornou do Rio de Janeiro com uma larga experiência adquirida no referido Estado, com o objetivo de integrar a equipe da clínica, e em benefício do Vale Taquari.
Os ambientes onde são realizadas as cirurgias são criteriosamente equipados e preparados com a mais alta tecnologia. A clínica recebe pacientes de todo o Estado e, também de outros, oferecendo aos pacientes:
• estacionamento gratuito para clientes
• 2 consultórios médicos equipados;
• sala administrativa e de som ambiental;
• sala de preparo cirúrgico;
• sala cirúrgica de procedimentos ambulatoriais;
• sala de procedimento de microdermoabrasão
• 2 suítes com ar-condicionado, TV, frigobar e acomodação para acompanhante;
• vestiário médico;
• sala de esterilização equipado com autoclave e aparelho para destilação de água, seguindo as
normas da ANVISA;
• amplos lavatórios;
• sala cirúrgica ampla, de 70 m² , com todo o equipamento de segurança, tais como: monitor
cardíaco, desfibrilador, oxímetro, rede de oxigênio, lâmpada de emergência, gerador próprio,
bisturi eletrônico, aparelho de aspiração e vibrolipoaspirador, aparelho de fibra ótica e demais
equipamentos para anestesia;
• sala de apoio;
• posto de enfermagem;
• cozinha, lavanderia completa;
• almoxarifado.
Possuímos um setor administrativo, criado para estudar cada caso, e facilitar no que for possível, a realização da cirurgia.
Na clínica Sotelo realizamos diversos procedimentos para deixá-la (lo) mais satisfeita (o) consigo mesma(o).
Dra Rita Sotelo – Cirurgiã Plástica – membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Lajeado 3748-3761
Teutônia Languiru 3762 1113
Teutônia Canabarro 3762 8461
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão moderados e após, publicados