quarta-feira, 27 de junho de 2012

PÓS OPERATÓRIO VIBROLIPOAPIRAÇÃO



Os prazos para retirada de pontos, manutenção de curativos, uso da cinta, retorno às diferentes atividades, são baseados na minha experiência pessoal e na literatura médica, porém são apenas estimativas, uma vez que diversos fatores influenciam a recuperação pós-operatória, tal como idade, raça, sexo, tamanho da lipoaspiração, áreas lipoaspiradas, sensibilidade à dor, tabagismo.
Tão importante quanto à cirurgia em si são os cuidados pós-operatórios, que quando não respeitados, podem pôr a perder o bom resultado de uma cirurgia. E com a lipoaspiração não é diferente.
Os conceitos aqui exposto , são baseados em experiência pessoal e, não são uma via de regra fixa , variando de paciente para paciente.

- Curativo – Feito com esparadrapo antialérgico diretamente sobre as feridas operatórias. É trocado quando são retirados os pontos, sendo mantido até completar o primeiro mês de cirurgia. Sua função inicialmente é proteger a ferida e posteriormente reduzir a tensão na mesma

- Pontos – Retirados, em média, com 10 dias.

- Cinta – Tem a função de modelar o corpo e reduzir o edema, através de uma leve compressão. Costumo iniciar seu uso logo após o término da lipoaspiração, ainda na sala de cirurgia. A cinta é então utilizada ininterruptamente por cerca de 1 mês, retirando-a apenas na hora do banho. Posteriormente a cinta é usada somente à noite, na hora de dormir, por mais um mês. Existem vários modelos , dependendo do tipo de cirurgia que irá ser realizada

Drenagem Linfática Manual – É útil na redução do edema e na prevenção de irregularidades. Usualmente recomendo o início, um dia após a cirurgia. A maior parte do edema some com 1 a 2 meses de cirurgia, porém sempre permanece um pequeno edema residual até cerca de 6 meses.
- Repouso - Nos primeiros dias o paciente não deve ficar confinado a cama; pelo contrário, é desejável que tenha vida normal , mas evitando os excessos.

- Retorno às Atividades – Em média, libero o retorno ao trabalho com 5 a 7 dias, contanto que seja um emprego que não requeira esforço físico. No mesmo período podem ser iniciadas caminhadas leves, de 2 a 3 Km. Atividades físicas maiores são permitidas usualmente após 1 mês de cirurgia.

- Alimentação – Nos primeiros dias é importante uma farta ingesta hídrica, uma vez que grande parte da água do organismo é “seqüestrada” pelo edema. Não há restrição de alimentos no tocante a recuperação cirúrgica. Mas recomendação uma reeducação alimentar, para que a cirurgia que venha a ser feita tenha maior eficácia.

Drª Rita Sotelo - Cirurgiã Plástica
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 http://www.clinicasotelo.med.br/

facebook Rita Sotelo

Lajeado  3748 3761
Teutônia Canabarro  3762 8461
Teutônia languiru  3762 1113

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados e após, publicados